quinta-feira, 31 de março de 2016

QUEBRA DA ALIANÇA FAMILIAR

Desde a entrada do pecado no mundo, bem como a multiplicação de malignidades, pela descaracterização da humanidade, as famílias foram diretamente tocadas: o rancor, a disputa, a inimizade, a infidelidade e as maldições passaram a fazer parte dos lares. Pelo fato de a aliança com Deus ter sido quebrada, o homem já não conseguia manter uma aliança em lealdade com a sua própria família. Por ter sido rompido o relacionamento com Deus, foram lesados os próprios relacionamentos. Porém, houve um homem no antigo testamento que superou toda a destruição familiar pela fé em Deus. Veja em Gênesis 50:20 e por meio do perdão tornou-se um exemplo de superação: José. José, embora tenha sido traído e ofendido pelos seus irmãos, encontrou o caminho de reconciliação e do perdão porque compreendeu os propósitos maiores de Deus em cada uma das situações. É dele uma das afirmações mais impactantes da bíblia:

“Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”. Gn 50:20.

A quebra da aliança familiar que José sofreu serve de exemplo para diversos tipos de relacionamento, ele foi traído pelas pessoas que mais amava, que mais confiava, quantos de nós somos capazes de perdoar tamanha traição? E ainda se reconciliar com quem nos traiu? Será que é realmente possível viver a restauração de um relacionamento? seja entre irmãos, pais e filhos, marido e esposa, amigos, noivos, namorados? Por mais difícil que possa parecer, a bíblia nos ensina que sim, é possível haver restauração quando acontece a quebra da aliança familiar.

Quando nos sentimos traídos, ofendidos, é difícil analisar com clareza a situação, nos questionamos se temos alguma culpa no que aconteceu, se somos as únicas vítimas e somos tomados por um sentimento de raiva e até de vingança. Às vezes, mesmo com tantos sentimentos ruins vindo à tona, ainda desejamos a restauração do relacionamento, mas para que isso aconteça é preciso que ambas as partes envolvidas desejem e busquem verdadeiramente esta restauração e isso só é possível acontecer quando Deus está a frente do processo.

Se você deseja a restauração de um relacionamento, antes de tudo limpe o seu coração de toda amargura, de toda raiva e de todo desejo de vingança, pois esses sentimentos só fazem mal à você mesmo. Busque em Deus, em oração, a cura da sua alma e se parece que a outra parte não deseja a mudança tanto quanto você, busque do Senhor a transformação que você deseja ver no outro, mas saiba que, por mais doído e injusto que possa parecer, a primeira mudança tem que partir de você, relacione-se com Deus de forma mais íntima e saiba que a sua mudança de atitude pode influenciar a atitude do outro. Veja que quem tomou o primeiro passo para mudar e restaurar o relacionamento com seus irmãos foi o próprio José, ele se limpou de toda amargura e não buscou a vingança e sim o perdão e os seus irmãos também mudaram de atitude. Mas não mude somente na esperança de ver a mudança no outro, faça por você, pela sua cura e restauração e se você acha que não consegue fazer isso sozinho procure o seu pastor, seu líder espiritual ou irmão na fé para que possa te ajudar nessa caminhada. O processo pode ser longo e dolorido, mas com certeza te levará a alcançar patamares que você jamais imaginou.

Deus é fiel e o que Ele fez por José, pode fazer por você também, a espera não pode matar a esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário